logotipo Compasso Divertido   salao musical  

Escola de Música Compasso Divertido

 
 
   
ROCKSCHOOL

 

 

 

 

 

Associated Board of the Royal Schools of Music

A Associated Board of the Royal Schools of Music é líder mundial na área de avaliações e de exames de música. Todos os anos, são mais de 630.000 os candidatos que se submetem aos exames da ABRSM, em mais de 90 países, em todo o mundo.

 

A Associated Board está investida da autoridade de quatro dos mais destacados conservatórios do Reino Unido: Royal Academy of Music (Londres), Royal College of Music (Londres), Royal Northern College of Music (Manchester) e Royal Scottish Academy of Music & Drama (Glasgow).

 

Os exames da Associated Board foram concebidos de forma a motivar e encorajar estudantes de todos os níveis. Os exames fornecem aos alunos um marco tangível em direcção ao qual poderão trabalhar, bem como uma série de objetivos específicos. Os estudantes deverão ser encorajados a tocar e a experimentar música o mais possível, abarcando uma grande variedade de diferentes géneros. O ideal seria que essa actividade incluísse tanto execuções a solo como integradas em ensembles.

Num conceito amplo de educação musical, os exames da Associated Board são uma ferramenta preciosa, oferecendo um método fiável de avaliação do progresso do desempenho

musical de cada estudante.

 

Os exames de grau e as avaliações da Associated Board estão abertos – e ao alcance – de qualquer estudante de qualquer faixa etária e de qualquer nível de desenvolvimento musical. Todos poderão deles beneficiar. Alguns candidatos começarão com o Teste Preparatório (Prep Test), submetendo-se de seguida aos Exames de Grau, começando no Grau 1 e terminando no Grau 8. Contudo, não existe um padrão estabelecido para a progressão nos exames da Associated Board, pelo que os candidatos poderão começar por fazer o grau que considerem ser mais adequado ao seu nível de desenvolvimento. Da mesma forma, não é problemático se os alunos “saltarem” um grau.

A Associated Board acredita que a compreensão e profundo conhecimento dos elementos musicais são essenciais a uma boa execução. Por essa razão, antes de permitir que um estudante avance para os Exames Práticos dos Graus 6, 7 ou 8, a Associated Board impõe como regra que o estudante obtenha aprovação no Grau 5 (ou acima deste) de Teoria da Música ou do Exame Prático de Sentido de Musical (Practical Musicianship).

 

O Teste Preparatório foi concebido para os alunos que começaram a estudar um instrumento há cerca de seis a nove meses. Trabalhando ativamente para atingir este primeiro marco, os alunos são encorajados a desenvolver uma boa técnica e um bom sentido musical. São igualmente iniciados na experiência de serem submetidos a um exame de música. O Teste Preparatório deverá constituir um momento de relaxe e de fruição musical para os alunos. Por essa razão não são atribuídas classificações, nem tão-pouco existem aprovações ou reprovações. No final da avaliação, os candidatos são de imediato premiados com um certificado – escrito pelo examinador – que inclui uma avaliação positiva e comentários que poderão ser úteis para o desenvolvimento do aluno.

 

Os programas para os Exames Práticos estão disponiveis para mais de 35 instrumentos.

 

As peças incluídas em cada programa de exame são criteriosamente selecionadas, de forma a fornecerem aos candidatos o maior número possível de escolhas, abarcando, simultaneamente, as competências musicais necessárias em cada grau. Com um repetório variado, esperamos inspirar professores e alunos.

 

Os Exames Práticos são constituídos por quatro secções distintas, dando aos candidatos a oportunidade de demonstrar as suas competências musicais, tanto através de trabalho previamente preperado como através de testes de avaliaçâo do seu sentido musical:

•Peças ou canções estabelecidas no programa

•Escalas e arpejos/acordes quebrados ou, no caso dos cantores, canção popular sem acompanhamento

•Leitura à primeira vista

•Testes Auditivo

 

 

RECONHECIMENTO OFICIAL:

 

 Os Exames de Grau 6, 7 e 8 da Associated Board valem “pontos” para a candidatura de alunos, oriundos de toda as partes do mundo, às mais distintas instituições de ensino superior do Reino Unido, de acordo com o sistema estabelecido pelo Serviço de Admissão a Universidades e Instituições Privadas de Ensino Superior (UCAS – Universities and Colleges Admissions Service).

Os exames da Associated Board são também formalmente reconhecidos em outros países, incluindo a Austrália, o Canadá e a África do Sul.

 

CERTIFICADOS E FICHA DE AVALIAÇÃO:

 

Todos os candidatos que tenham sido aprovados nos exames recebem um certificado para assinalar o feito. Os candidatos a Exames de Grau recebem também uma ficha de avaliação onde constam os pontos que lhes foram atribuidos em cada secção. Esta ficha de avaliação fornece a professores, pais e candidatos indicações claras sobre as fragilidades e pontos fortes dos alunos em cada secção do exame.

 

 

CERTIFICADOS E FICHA DE AVALIAÇÃO e ADMISSÃO A EXAME:

CANDIDATOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

 

Estamos cientes da necessidade de oferecer oportunidades a todos os candidatos, independentemente das possíveis dificuldades de aprendizagem, falta de coordenação motora ou outros problemas físicos.

 

A Avaliação de Interpretação é sem dúvida uma opção para estes casos, mas também acautelamos a possibilidade de estes candidatos pretenderem submeter-se a Exames de Grau.

 

Para os alunos com dificuldades de audição preparámos um conjunto de testes alternativos; existem também diretrizes especiais para a avaliação de alunos que sofram de dislexia ou de quaisquer desordens no âmbito do autismo, incluindo a doença de Asperger.

Tudo fazemos pois para nos assegurarmos de que todos os candidatos possam participar, de forma ativa, em todas as secções do exame.

 

EXAMINADORES:

 

Os painéis de avaliadores da Associated Board incluem mais de 700 músicos, todos altamente qualificados e altamente dotados no seu campo. A experiência individual de cada examinador é combinada com uma formação vasta e rigorosa, tanto no momento em que o examinador é aceite

pela Associated Board como ao longo da sua carreira.

Todos os examinadores são submetidos a uma formação profissional contínua, constantemente avaliada e monitorizada. Como resultado, temos uma equipa de examinadores, objectiva e consistente, em que sabemos poder confiar.

 

Uma pesquisa independente realizada por académicos de distinção, demonstra que os procedimentos da Associated Board são “altamente consistentes e fiáveis”.

Os Exames de Grau da Associated Board são exames de música, mais do que exames de instrumento ou de canto. Os examinadores avaliam a qualiadade de se fazer música e não o caminho que foi percorrido por cada candidato até ao momento do exame. Por essa razão, não restringimos a atividade dos examinadores aos instrumentos que eles próprios dominam, pedindo-lhes antes que examinem alunos de todos os instrumentos. Esta opção sublinha a ênfase que conscientemente colocamos no fazer-música (mais do que na técnica) e assegura a consistência do programa previsto para cada grau.

Nos exames de Diploma, se possivel, estarão presentes dois examinadores. Se tal suceder, e sempre que tal for exequível, um dos examinadores será um especialista na disciplina em avaliação, sendo o outro um generalista.

 

Em 1991, Simon Pitt e Norton York Criaram o primeiro programa do mundo em exames de música Rock e Pop. Hoje em dia, a Rockschool continua a disponibilizar todos os materiais pedagógicos necessários aos alunos e professores dentro de um âmbito profissional e atual:exames, publicações, formação, assessorado e apoio aos professores e entidades educativas colaboradoras. Tudo porque se tornavam insustentáveis os motivos pelos quais não existiam exames regulados para os músicos de Rock e Pop, dos quais os músicos clássicos sempre disposeram. Agora, os músicos de Rock e Pop tocam música com qualificações reconhecidas.

A Rockschool é a principal fornecedora credenciada de exames de rock em todo o mundo.

Os exames “Música Graded”, diplomas e qualificações vocacionais são ensinadas em todo o mundo e são famosos pela sua atualidade, flexibilidade e criatividade.

 

O currículo e métodos da Rockschool é prático e adequado à música moderna, permitindo incorporar as novas tecnologias, além de ser possível os alunos escolherem o seu próprio repertório. Os programas da Rockschool estão em constante atualização e as técnicas inovadoras tornam-se num desafio pedagógico motivador, através dos quais os alunos fazem consideráveis progressos, contando sempre com a ajuda do corpo docente envolvido.

 

 

A Rockschool proporciona educação de qualidade e reconhecimento a nível europeu.

 

A Rockschool prepara exames de guitarra, baixo, bateria, canto e piano moderno, desde o nível de principiante até ao grau 8.

 

 

 

A Rockschool incorpora as novas tecnologias como uma parte adicional do estudo. Todos os livros incorporam um CD c/música. É possível encontrar as lições na internet, tanto a nível de áudio como de vídeo. Os programas da Rockschool são compostos pelos seguintes elementos:

- peças musicais de exame (estreia e graus 1-8);

 

 

  • Exercícios técnicos (graus 1-8);

  • Leitura a vista ou improvisação e interpretação (graus 1-5);

  • Estudo rápido de uma peça e interpretação (graus 6-8);

  • Teste de ouvido (graus 1-8);

  • Teoria (graus 1-8).

 

 

 

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

DE 2.ª A 6.ª FEIRA - DAS 10:30 ÀS 19:00 - SÁBADO DAS 10:30 ÀS 18:00

® Compasso Divertido 2017 - Todos os direitos reservados.