Hoje vamos falar sobre aulas de músicas para crianças com autismo. O professor Lucas Dantas, especialista em musicalização em autismo e inclusão preparou três dicas.
Dica 1- Seja um Professor sensibilizador
Sensibilizar o aluno com Autismo é o primeiro passo. Sem compromisso de sair lendo uma partitura na aula ou tocando aquela música que o pai ou a mãe tanto insistem. O intuito é tornar o aluno sensível a escuta, tocar, experimentar, sentir, se expressar, jogar e a criar estímulos que possibilitem essas passagens e processos a longo prazo, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.
Dica 2- Trabalhe o contato Visual*
Os alunos com autismo são extremamente visuais. Trabalhe com a visualização de objetos, apreciação visual e compreensão na aula. Por exemplo, dar cores as notas musicais. Pinte cada nota com uma cor e sempre trabalhe com essas cores para reconhecimento das notas tanto na partitura como no instrumento musical a ser tocado, *(pode ser uma boa estratégia)*. Eles conseguem reter as informações mais rápido e de forma prazerosa.
Dica 3- Seja Motivador e Flexível*
A motivação é uma grande aliada quando vamos ensinar algo. Alunos no Espectro autista geralmente possui um hiperfoco ( que é uma área de interesse específica). Procure a família, converse e saiba qual é esse hiperfoco do aluno ( se houver) e utilize isso como ferramenta para trabalhar nas aulas de música, eles se sentem mais motivados e interessados pela aula.
Fonte: https://www.musicacartaxo.com/