Guitarra Clássica
João Leitão – Iniciou os seus estudos em guitarra clássica na Academia de Amadores de música em 1994 com o professor Paulo Amorim. Dentro do vasto repertório de guitarra ganha um especial gosto em música antiga e em 1998 inicia-se em alaúde e viola barroca na Escola de música do Conservatório Nacional.
Sendo bastante eclético nos seus gostos musicais, desenvolveu paralelamente a aprendizagem em guitarra elétrica, estudando diferentes técnicas e tocando diversos estilos musicais tais como Blues, Soul, Bossa nova, Reggae e Rock.
Desde cedo começou a ensinar guitarra e formação musical em diversas escolas de música. A sua paixão pela música serve também para despertar o interesse e motivação daqueles que o rodeiam e, em 2001 começa a dar aulas de expressão musical no 1º ciclo do ensino básico e jardim de infância, na instituição “A voz do Operário”, função que desempenha até aos dias de hoje.
Ao longo do seu percurso vai ganhando fascínio por todas as dimensões da música e dedica-se também à produção musical, frequentando um curso nesta área na escola Restart entre 2009-2012.
Atualmente dá aulas também na escola profissional EPCI lecionando os módulos de som nos cursos de audiovisuais, onde ensina técnicas de captação, edição e mistura.
O ensino é a sua paixão, tendo mais de 20 anos de experiência com alunos de todas as idades e em diferentes contextos.
André Barroso – Guitarra Clássica e Alaúde Histórico – Nasceu em Lisboa. Estudou guitarra clássica na Academia de amadores de música e na Escola de música do Conservatório nacional de Lisboa. Paralelamente conclui a Licenciatura em História pela Universidade clássica de Lisboa que o transportou até ao interesse pela música antiga.
Em 1989 prossegue os seus estudos em Basileia/Suíça.
Em França, onde nasceu, Régine Campagnac estudou a guitarra clássica no Conservatório Nacional de Região de Perpignan, na classe de Jean-François Ortiz. Nessa fase frequentou diversos cursos com Jorge Cardoso, Javier Hinojosa e José Maria Gallardo del Rey. Mais tarde aperfeiçoou-se com o ilustre professor Alberto Ponce, no Conservatório de Região de Aubervilliers-La Courneuve onde foi distinguida pelo Prémio de Guitarra por unanimidade e louvor do júri, e na Escola Normal de Música Alfred Cortot, em Paris, onde obteve o Diploma Superior de Execução. A seguir, ingressou na classe do guitarrista e compositor Roland Dyens no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (CNSMDP) até concluir o Diploma de Fim de Estudos Superiores. Em Portugal, teve a oportunidade de participar em diversos cursos dirigidos por Fábio Zanon.
Terminou o curso de Mestrado em Ensino da música / Especialização em ensino da guitarra em 2019 com a média final de 18 valores na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação do professor e guitarrista António Jorge Gonçalves.
Participou em diversas ações de formação tais como Estratégias de sucesso na didática musical I, por Helena Vasques Carvalho, A música como espaço de criação: ideias para improvisar e compor no ensino geral e especializado, dirigida por Artur Fernandes e Brendan Hemsworth, Developing musicianship through improvisation, orientada por Christopher Azzara, Programa de intervenção e reeducação em dislexia e disortografia, por Rafael António Silva Pereira. Frequentou ainda uma Masterclass de improvisação dirigida por Nuno Guedes Campos.
Em várias ocasiões tocou como solista o Concerto de Aranjuez de Joaquín Rodrigo, sendo acompanhada pelo Atelier Languedoc-Roussillon dirigido por Michel Lefort. Estreiou Aurora 5 de Nuno Guedes de Campos no CNSMDP e Variations sans Thème de Sardane” de François Laurent no Festival Jeunes Talents, em França.
Como professora de guitarra clássica, ensinou na Escola de Guitarra Duarte Costa e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, e é atualmente docente no Conservatório de Música de Sintra e na Escola de Música Compasso Divertido.