Considerada pelos críticos a melhor soprano do século 20,
a cantora estava internada desde setembro no hospital Saint Pau, em Barcelona.
Morreu, aos 85 anos, na madrugada de sábado (6), a soprano espanhola Montserrat Caballé. Ela estava internada desde setembro no hospital Saint Pau, em Barcelona.
María de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch nasceu em 12 de abril de 1933, em Barcelona. Tornou-se mundialmente conhecida em 1965, durante uma apresentação da ópera Lucrézia Borgia, na qual foi aplaudida durante 25 minutos no Carnegie Hall, em Nova York.
Com mais de 4 mil apresentações, a soprano chegou a ser considerada uma das últimas grandes divas da ópera. Apesar de rejeitar o título, Caballé ganhou um Grammy de Melhor Performance Clássica, em 1969, e um Príncipe das Astúrias das Artes, em 1991.
Pela carreira da diva cruzaram nomes como Freddy Mercury, cujo álbum Barcelona conta com sua participação especial, e Luciano Pavarotti, com quem dividiu os palcos inúmeras vezes. Montserrat chegou a declarar, em entrevista, que considerava o tenor italiano “como um pai”.
O velório da cantora será realizado às 14h do horário local (9h no horário de Brasília) neste domingo (7), no Tanatori de les Corts, em Barcelona.